"SEJAM BEM-VINDOS - PRATIQUE ESPORTES."

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Correr envelhece? O medo de muitos iniciantes!


Quem está lendo sobre o assunto pela primeira vez deve estar pensando em abolir completamente a corrida das atividades físicas diárias antes que comece envelhecer mais rápido. Mas é preciso ficar claro que o tema é muito polêmico e existem várias pesquisas que tentam explicar de que forma a corrida pode fazer o corpo envelhecer.
 Uma explicação simples é que 1% do oxigênio que inspiramos vira radicais livres, substâncias responsáveis pelo nosso envelhecimento. Durante um exercício intenso, respiramos mais e, portanto, a oxidação das células e a produção dos tais radicais aumenta.

Hora de compensar

Um estudo que ainda está em fase de andamento, realizado pela Unifesp, pelo Instituto Dante Pazzanese e Instituto Paulista de Medicina Preventiva avaliou o desempenho de corredores e confirmaram que a produção de radicais livres é realmente maior do que em quem não pratica atividade física intensa. Mas, segundo a mesma pesquisa, os corredores produzem mais substancias antioxidantes em repouso.
Segundo o médico Mauro Veisberg, especialista em medicina esportiva, durante a recuperação do atleta após a corrida o organismo consegue equilibrar a produção de radicais livres e é ai que acontece a compensação.

Hábitos saudáveis

Vale lembrar que a corrida é uma das preocupações de quem já tem hábitos saudáveis. Ou seja, quem corre, geralmente segue uma dieta balanceada, como frutas, verduras e legumes que são alimentos ricos em antioxidantes e isso vai ajudar a reduzir os prejuízos. Afinal de contas ter hábitos alimentares saudáveis é fundamental para manter a juventude.
Pra você que vai começar a praticar a corrida agora, fique tranqüilo, porque a corrida feita com moderação, só protege contra o envelhecimento.


Um comentário: