"SEJAM BEM-VINDOS - PRATIQUE ESPORTES."

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Você consome algum energético em suas atividades físicas? Veja as características de cada um.

Características dos principais energéticos, que podem ser simples e complexos: 

Dextrose: Para se recuperar de atividades de curta e média duração (menos de uma hora) e mais intensas (como musculação), você precisa de carboidrato simples de alta absorção. A dextrose é a glicose, que é o principal açúcar produzido pelo corpo, só que oriundo de fontes vegetais. Deve ser ingerida logo após o treino para restaurar a energia e estimular a liberação de hormônios anabólicos, como insulina e IGF-1.

Maltodextrina: O carboidrato complexo do amido do milho tem liberação lenta e constante. Prefira-o se você ficou muitas horas sem comer antes do treino ou para encarar atividades de longa duração (mais de uma hora). O indicado é ingerir de 30 a 60g de carboidratos a cada hora de exercício.

Gel de Carboidrato: Disponíveis em forma de sachês são feitos geralmente de frutose e glicose e enriquecidos com sais minerais normalmente perdidos com o suor. Por isso podem ser consumidos durante exercícios aeróbicos de longa duração ou exercícios intensos que exijam reposição rápida de energia. A ingestão ideal é de 30 a 60g de carboidrato a cada hora de treino.

Bebidas Esportivas: A hidratação deve ser a primeira preocupação do atleta. Com apenas 3% de perda de líquidos, você já sente a fadiga e perde 15% de rendimento. E o processo começa antes de a sede aparecer. Além de ingerir de 400 a 600ml de líquido duas horas antes do exercício físico, reponha o que for perdido a cada hora de exercício. As bebidas esportivas ou hidreletrolíticas, como os isotônicos, além de hidratar, repõem a energia: possui a quantidade de sais minerais (sódio, cloreto e potássio) perdidos no suor, além de carboidratos para manutenção do nível de energia.

4 comentários: