"SEJAM BEM-VINDOS - PRATIQUE ESPORTES."

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Desafiar uma Maratona sem preparos pode ser arriscado.


Maratona e os riscos para a saúde

Ser capaz de correr 42 km significa que sua saúde está ótima, certo? Não necessariamente. Nós já identificamos alguns dos benefícios de uma corrida de longa distância, mas agora vamos mergulhar no lado negro da maratona.

 Maratonistas que morrem treinando ou durante uma corrida normalmente são manchetes já que essas tragédias parecem ser incomuns – afinal, quem poderia estar em melhor condições de saúde e menos propenso a morrer do que um corredor? Jim Fixx, um corredor renomado que escreveu o livro “The Complete Book of Running”, morreu aos 52 anos (em 1984) de arteriosclerose [fonte: New York Times]. Nessa condição, as paredes das artérias se tornam obstruídas e grossas, dificultando a passagem do sangue por elas. Em 2007, Ryan Shay, de apenas 28 anos, morreu enquanto competia em uma prévia de maratona olímpica nos Estados Unidos. Sua morte foi atribuída a batimentos cardíacos irregulares [fonte: AP].

É bastante óbvio que correr afeta o coração, mas você sabia que correr pode até mesmo aumentar o tamanho dele? O coração pode realmente aumentar de tamanho quando um atleta está envolvido em uma intensa e constante atividade física. O corpo compensa o aumento da quantidade de sangue necessária a ser bombeada através do corpo aumentando o tamanho do órgão onde tudo isso se origina.  Corações maiores podem levar à arritmia, ou batimentos cardíacos irregulares, o que por sua vez pode levar à insuficiência cardíaca. Diagnosticar essa condição não é nada fácil – é difícil dizer se o coração aumentado de um atleta ou se as paredes grossas de suas artérias são algo causado pelo exercício ou uma doença hereditária [fonte: Allison].

Outra rara condição, porém, potencialmente fatal é a hiponatremia. Ela ocorre quando os corredores bebem água demais quando estão correndo. Seu corpo perde sódio quando você sua, e beber água demais esgota ainda mais seu estoque de sódio já que você irá eliminá-lo através da urina. Se você beber líquido em excesso, seus músculos não conseguirão coordenar  as transmissões elétricas que precisam fazer com o coração, resultando em uma parada cardíaca repentina [fonte: Galloway interview]. Para evitar a hiponatremia, limite a quantidade de líquido que você irá ingerir durante a corrida.

Alguns maratonistas afirmam que seu nível de condicionamento físico não os deixa ter problemas de saúde. Isso, no entanto, não é verdade. Exames médicos podem identificar os tipos de irregularidades no coração e outros fatores de risco que podem lesionar ou até mesmo matar corredores. Mas também há maneiras de reduzir esses fatores de risco. Não pense que você pode comer ou beber tudo o que quer só porque irá queimar essas calorias ao correr – dietas ricas em gordura saturada podem levar a problemas cardíacos – esteja você correndo, ou não.

Além dessas, há outras lesões esportivas que você precisa tomar cuidado. A maioria delas é ocasionada por sobrecarga no treinamento e pode ser evitada. Aqui vão algumas das mais comuns:

- rigidez e dor muscular
- contração ou distensão muscular
- tendinite (inflamação nos tendões)
- dor nas canelas
- dor nos calcanhares (excesso de cálcio nos calcanhares)
- diarréia, náusea, fadiga e alterações no humor
 [fonte: Bloch]

O que você precisa é começar a correr aos poucos e buscar se divertir ao correr. Programas de treinamentos especializados podem ajudá-lo a atingir esses objetivos. O corredor Jeff Galloways diz que sua maior realização for ter ficado sem lesão alguma durante 29 anos. Sua filosofia? “Eu sou pessoalmente contra lesões, morte e qualquer outro tipo de sofrimento ao se praticar um exercício” [fonte: Galloway interview].


Nenhum comentário:

Postar um comentário