"SEJAM BEM-VINDOS - PRATIQUE ESPORTES."

sábado, 12 de maio de 2012

Conheça vários tipos de corredor e descubra qual é seu estilo.


Embora façam parte de uma mesma tribo, os corredores não são todos iguais. Em comum, eles têm a paixão pelo esporte, mas seus objetivos e características podem variar bastante – inclusive de acordo com a fase da vida ou humor. Confira uma lista de diferentes perfis de atleta e veja em qual (ou quais) deles você se enquadra.

AUTODIDATA – Busca informações, estuda bastante e gosta de planejar os treinos. Alguns reúnem conselhos de diferentes treinadores e amigos e fazem uma “colcha de retalhos”. Por isso, às vezes podem acabar se machucando.

MEDALHA OU “MUTLEY” – Parece àquele personagem dos quadrinhos que repetia a expressão “medalha, medalha”! Faz de tudo para conseguir mais uma para sua coleção, chegando a correr duas provas em um mesmo fim de semana.

LEÃO DE TREINO – Adora treinar. Longão ou séries de tiros são uma alegria. Muitas vezes, corre melhor nos treinos que nas provas. Pode ficar deprimido no período de férias.

TEIMOSO – Ele contrata um treinador, mas insiste em fazer um pouco mais. E dificilmente corre nas zonas de frequência cardíaca indicadas na planilha.

COMEDIANTE – Sempre tem uma piada nova e extraí pérolas do dia a dia dos treinos. Estimula a turma e torna a corrida mais leve e divertida.

PESSIMISTA – Sempre acha que não está bem preparado e que não vai conseguir completar a prova. Vive desconfiado de que o treino não vai dar certo.

RAÇUDO – Nunca pensa em desistir ou aliviar; sempre treina e compete com afinco, mesmo que não esteja bem.

DISCIPLINADO – Segue a planilha à risca, faz musculação, tem acompanhamento nutricional e, se precisar, vai a fisioterapia. Tende a ter uma vida mais longa na corrida.

MALUCO – É o desespero de qualquer técnico: corre mais do que devia, inventa treinos, não consegue controlar o ritmo e acelera demais na largada. É ansiedade pura. É o tipo que geralmente se machuca seriamente.

SUPERCOMPETITIVO – Tem que estar sempre na frente, não importa qual o objetivo do treino. Basta alguém querer ultrapassar para disparar o alarme da competitividade. É a pior companhia possível para os longões.

TECNOLÓGICO – Sabe tudo sobre equipamentos de última geração. Armazena treinos, tem as últimas novidades em relógios com GPS e até um arquivo com quilômetros rodados por par de tênis de sua coleção.

PREGUIÇOSO – Em geral, é o maior desafio para qualquer treinador. Ele tem sempre uma desculpa para não correr e toda segunda-feira promete que vai recomeçar. Quando aparece, dificilmente consegue fazer um bom treino – até porque não quer cansar muito.

DÍSTRAIDO – De vez em quando aparece no treino com um tênis de cada marca em cada um dos pés, faz inscrição em provas erradas e chega até mesmo a confundir o lugar da largada.

Fonte: Runners World - maio/2012

Um comentário: