"SEJAM BEM-VINDOS - PRATIQUE ESPORTES."

domingo, 11 de setembro de 2011

Saiba como evitar bolhas e calos durante os treinos

O que é a bolha?
É uma camada de proteção da células mortas que não se romperam, mas se descolaram da pele e provocam dor.

Por que elas aparecem?
Por causa do atrito provocado pelo tênis durante os movimentos da corrida somado ao calor que o calçado proporciona. A umidade nos pés, que pode ser causada pelo excesso de suor ou pela chuva, colabora para o aparecimento das bolhas.

Como evitar?
O uso de meias tecnológicas e justas ao tamanho de pé e de tênis confortáveis são o melhor jeito de previni-las. Evite correr com tênis molhados e, se puder, troque as palmilhas a cada corrida e use vaselina no pé para diminuir o atrito. Tênis novos não devem ser utilizados para correr longas distâncias.

Como tratar?
Use palmilhas adequadas e abuse dos cremes hidratantes. Eles renovam a pele e impedem que ela fique seca ou com excesso de suor. O melhor a ser feito é não estourá-la e, sim, deixar "cair" naturalmente. Fura-lá ou retira-lá parcialmente pode até infeccionar, piorando o problema.

E os calos, o que são?
São regiões da pele que se tornam grossas e rígidas por conta do contato ou pressão repetidos. Eles são constituídos de queratina igual às unhas, por isso são endurecidos. Quando aparecem nos dedos, geralmente é porque o tênis está apertado demais. Já quando surgem na planta do pé, são desenvolvidos pela má formação ortopédica.

Dá para tratar?
Para um tratamento correto, procure um podólogo. Existem tratamentos com ácido salicílico, que dissolvem a queratina do local com calosidade. Mas atenção: se você for realmente tratar esse problema com ácidos, siga as instruções da embalagem e aplique o produto com bastante cuidado.

Fonte: revista O2

Nenhum comentário:

Postar um comentário