"SEJAM BEM-VINDOS - PRATIQUE ESPORTES."

domingo, 21 de novembro de 2010

A polêmica do alongamento

Cerca de 1.400 corredores foram divididos em dois grupos. Metade dos voluntários se alongava de maneira estática, ou seja, parados em posições específicas. Os demais só se aqueciam.
Ao final de 3 meses, pesquisadores da associação esportiva americana Track & Field perceberam que, nos dois casos, 16% dos participantes se lesionaram. “Isso não significa que se deve evitar  alongamento”, pondera o fisiologista  Paulo Zogaib, da Universidade Federal de São Paulo. Junto com o aquecimento, o estica e puxa ajuda a musculatura a realizar o movimento correto desde o início. Resultado: mais eficiência.

Após o Exercício

Ao término de uma corrida, a musculatura fica encurtada de tanto trabalhar. Por isso, nada melhor do que alongá-la de leve para dar aquela relaxada. “Mas, nessa etapa, é muito importante não exagerar, porque o corpo já está cansado e pode se machucar com maior facilidade”, ensina Paulo Zogaib.

O alongamento dinâmico, em que a gente faz um movimento várias vezes para espichar os músculos, está na moda. Ele estimula bem as fibras, mas precisa ser feito com cuidado, porque é mais agressivo.

fonte: Revista Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário